Família

Família

     

Em 1385, depois da batalha de Aljubarrota, El- Rei D. João I, reuniu todos os que por ele tinham pelejado, recompensando-os da coragem e bravura com que tinham lutado.

     A D. Nuno Alvares Pereira, o contestável do reino concedeu muitos castelos e cidades, a João Gomes que na lança tinha sete cabeças espetadas disse El-Rei:

     “Aqui vos dou o Vale de Lubazim” e aqui começou uma história que vai atravessar séculos e que se tornou uma lenda para todo o Douro pois estas terras nunca mais saíram da posse da família. São hoje vinte  e três gerações da família de Castros que continuam sendo os senhores de Lubazim, vinte e três gerações que viveram e serviram Portugal, como fidalgos da Casa Real, lutando na Índia, no exército do Rei como D.Manuel de Castro que comandou  o contingente português e esteve às portas de Moscovo com Napoleão; outros, fomentaram as artes como D.Luís de Castro que fundou a Filarmónica da Freixo de Numão que ainda hoje existe, outros ainda fomentaram a agricultura deixando obras como o armazém de vinho de Lubazim, um dos maiores do Douro…

     O atual responsável pela quinta é o Eng Luís João de Noronha Pizarro de Castro, cavaleiro Grã-Cruz de Honra e Devoção da Ordem de Malta, que tem a colaboração de outros membros da família, particularmente da Dra. Catarina Albuquerque Pizarro de Castro que vivendo numa época de grandes transformações, procuram adaptar-se aos diferentes mercados de algumas partes do mundo e por isso procuram que os seus vinhos cheguem também a quem a quem saiba apreciar o melhor que a região dá, que Portugal tem.